painel dia 1 – inovação e complexidade na gestão de projetos – que desafios?

15 Outubro, 17h30

Moderação de António Andrade Dias. Com Cristina Moura Rebelo, Isabel Caetano, Luís Marcos e Nuno Ribeiro

 

Cristina_Moura_PORTUGAL_TELECOMcristina moura rebelo, portugal telecom

Cristina Moura Rebelo é responsável pela área de Ativos Digitais da PORTUGAL TELECOM. Tem mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos complexos, iniciou a sua carreira na consultoria (EY) tendo sido mais tarde responsável pela gestão de projetos  de SI/TI de elevado impacto em diversos setores de atividade, da administração pública às telecomunicações. É Licenciada em Gestão de Empresas, concluiu o PAGETTI (Universidade Católica Portuguesa) em 2008 e é certificada PMP e IPMA Level B desde 2010, colaborando frequentemente com a APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projetos) em diversas iniciativas.

 

Isabel_Caetano_COTECisabel caetano, cotec portugal

Isabel Caetano é Diretora de Projetos da Cotec Portugal.Desenvolve a sua actividade profissional nas áreas da gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Exerceu funções no INESC, Agência de Inovação e, desde 2003, na COTEC Portugal. Coordenadora do Barómetro de Inovação e da Comunidade de Prática de Gestão do Conhecimento. Avaliadora e auditora de projectos de inovação e de sistemas de gestão de inovação. Professora convidada no INDEG.IUL e formadora nas áreas referidas.

 

Luís_Marcos_THALESLuís Marcos, THALES PORTUGAL

Luís Marcos, Diretor de Projetos na THALES PORTUGAL, é responsável há cerca de 15 anos em gestão de programas e de portfolio de projetos no mercado ferroviário nacional e, desde 2013, no mercado brasileiro. Possui experiência em gestão de projetos e PMO’s nas empreas Alcatel Portugal e Thales Portugal. Certificado PMP desde 2005 e IPMA Nível B desde 2013.

 

Nuno_Ribeiro_ODEBRECHTNuno Ribeiro, ODEBRECHTNuno Ribeiro é PMP – Director de Projetos (2015/2020) em IPMA, México.
A sua experiência internacional estende-se desde Portugal, à Madeira, Líbia, Angola, Moçambique e México, ambientes de crescimento, startup e turnaround. Geriu vários projetos de grandes dimensões – aeroporto, projetos comerciais e residenciais, ponte, túnel, mina de prospeção de carvão, instalação fabril petroquímica HDPE – com máxima rentabilidade, liderança, gestão, tecnologia TEO, planeamento estratégico e controle de custos.

 

painel dia 2 – normalização na gestão de projetos

16 Outubro, 17h30

Moderação de Nuno Ponces de Carvalho. Com Cristina Martins, Maria João Graça, Marisia Giorgi e Pedro Engrácia.

 

Cristina_Martins_AMACristina Martins, AMA – AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Cristina Martins é Chefe de Equipa de Planeamento e Qualidade na AMA, IP – Agência para a Modernização Administrativa, desde 2012. Licenciada em Engenharia Industrial e da Qualidade iniciou, em 2006, funções técnicas e de gestão de projetos nos serviços centrais do Instituto da Segurança Social, IP, na área de Planeamento e Qualidade. Até ingressar na administração pública central, foi consultora de sistemas de gestão e auditora interna nos sectores farmacêutico e de restauração, hotelaria e empreendimentos turísticos.

 

Maria_João_Graça_IPQMaria João Graça, Instituto Português da Qualidade

Diretora do Departamento de Normalização do Instituto Português da Qualidade, desempenha funções de chefia, no IPQ, desde 1991. É atualmente a representante nacional no Bureau Técnico do Comité Europeu de Normalização, sendo ainda Administradora do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.

 

marisia_giorgi_EDP_DISTRIBUIÇÃOMarisia Giorgi, EDP DISTRIBUIÇÃO

Marísia Giorgi integrou o Grupo EDP em 1991, tendo passado pelas áreas Comercial, Transformação e Inovação e de Organização onde desempenhou funções ligadas à Gestão de Processos de Negócio.
Actualmente é responsável pela área de Desenvolvimento Organizacional da EDP Distribuição que integra a área de Gestão de Processos e de Gestão de Projectos (PMO) da EDP.
Vogal da Comissão Técnica Portuguesa (CT 175), em representação da EDP Distribuição, que constituiu o “mirror committee” do ISO/PC 236 Project Management: Guide to Project Management, responsável pela elaboração da ISO 21500 – Guidance on Project Management publicada em Setembro 2012. Integra atualmente o comité internacional TC258 – Project, Program and Portfolio Management, que produzirá a futura norma internacional 21502 – Project Portfolio Management.

 

Pedro_Engracia_ESPAPPedro Engrácia, ESPAP

Pedro Engrácia é Diretor do Serviço Partilhado de PMO da eSPap (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública). Licenciado em Engenharia Informática, com especializações em Programação de Sistemas, Gestão de Projetos e Gestão Pública. Exerce funções no âmbito da Gestão de Projeto desde 1999, e de diretor do Entreprise PMO da eSPap desde 2012. Desde 2014 é o diretor do novo Serviço Partilhado de PMO que se encontra em fase de instalação.

 

Vê aqui o programa completo

Advertisements