1º Dia

António_Andrade_APOGEPAntónio Andrade Dias, APOGEP – 15 Outubro, 9h30

Presidente da APOGEP, com mais de 20 anos de exercício da profissão.

 

 

 

Tom_Taylor_APMTom Taylor, APM – “Characteristics of the Effective Project Manager”15 Outubro, 11h15

Tom Taylor é o actual presidente da Association for Project Management (APM), diretor de dashdot e co-fundador e consultor de Buro Four.

Tom é conhecido e reconhecido como orador popular, confiante a energético; autor prolífico e editor de temas inovadores e originais nas áreas de negócios e gestão; conferencista e formador experiente e entusiasta e ainda gestor, assessor e consultor de projetos premiado e largamente experiente.

 

Mário_Ceitil_CEGOCMário Ceitil, CEGOC – “Motivação 3.0”  – 15 Outubro, 12h

Mário Ceitil é licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É consultor e formador na CEGOC desde 1981.

É professor universitário, desde 1981, nas áreas da Psicologia das Organizações e da Gestão de Recursos Humanos. Actualmente, é Director Associado da CEGOC.

Publicou mais de uma centena de artigos em vários jornais e revistas e é co-autor de vários livros.

 

Margarida_Gonçalves_APOGEPMargarida Gonçalves, APOGEP – “Um novo standard IPMA – ICB4 – como evoluÍram as competências dos gestores de projeto, de programa e de portfolio?” – 15 Outubro, 14h30

Margarida Gonçalves, certificada IPMA nível C, e Prince2, é consultora na área de gestão de projetos, depois de uma longa carreira como gestora de projetos. Atualmente, gere o projeto do standard da IPMA ICB4 for Consultancy, Coaching and Training e integrou a equipa que escreveu o ICB4 nos últimos 3 anos. Tendo estado ligada à área da certificação nos últimos anos, é assessora da APOGEP para o 4LC.

 

Ana_Neves_KNOWNMANAna Neves, KNOWMAN – “O papel da gestão de conhecimento no desenvolvimento dos gestores de projeto” – 15 Outubro, 15h00

Ana Neves é CEO e consultora da Knowman, empresa de consultoria nas áreas da gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional, mudança cultural e redes sociais. Viveu em Londres 9 anos, durante os quais foi Cultural Change Manager numa instituição bancária, Knowledge Network Manager na NHS Modernisation Agency e Senior Consultant na Headshift. É responsável pelo portal KMOL e pelos eventos Social Now e Cidadania 2.0. Vai partilhando ideias, descobertas e experiências como @ananeves

 

marisia_giorgi_EDP_DISTRIBUIÇÃOMarisia Giorgi, EDP DISTRIBUIÇÃO – “ser gestor de projetos – e agora?”15 Outubro, 15h30

Marísia Giorgi integrou o Grupo EDP em 1991, tendo passado pelas áreas Comercial, Transformação e Inovação e de Organização onde desempenhou funções ligadas à Gestão de Processos de Negócio.
Actualmente é responsável pela área de Desenvolvimento Organizacional da EDP Distribuição que integra a área de Gestão de Processos e de Gestão de Projectos (PMO) da EDP.
Vogal da Comissão Técnica Portuguesa (CT 175), em representação da EDP Distribuição, que constituiu o “mirror committee” do ISO/PC 236 Project Management: Guide to Project Management, responsável pela elaboração da ISO 21500 – Guidance on Project Management publicada em Setembro 2012. Integra atualmente o comité internacional TC258 – Project, Program and Portfolio Management, que produzirá a futura norma internacional 21502 – Project Portfolio Management.

 

Luís_Marcos_THALESLuís Marcos, THALES PORTUGAL – “Projeto VLT Santos – Gestão/gerenciamento de projetos entre portugal e brasil” – 15 Outubro, 16h30

Luís Marcos, Diretor de Projetos na THALES PORTUGAL, é responsável há cerca de 15 anos em gestão de programas e de portfolio de projetos no mercado ferroviário nacional e, desde 2013, no mercado brasileiro. Possui experiência em gestão de projetos e PMO’s nas empreas Alcatel Portugal e Thales Portugal. Certificado PMP desde 2005 e IPMA Nível B desde 2013.

 

Nuno_Ribeiro_ODEBRECHTNuno Ribeiro, ODEBRECHT – “Etileno XXI” – 15 Outubro, 17h

Nuno Ribeiro é PMP – Director de Projetos (2015/2020) em IPMA, México.
A sua experiência internacional estende-se desde Portugal, à Madeira, Líbia, Angola, Moçambique e México, ambientes de crescimento, startup e turnaround.

Geriu vários projetos de grandes dimensões – aeroporto, projetos comerciais e residenciais, ponte, túnel, mina de prospeção de carvão, instalação fabril petroquímica HDPE – com máxima rentabilidade, liderança, gestão, tecnologia TEO, planeamento estratégico e controle de custos.

 

2º Dia

Paula_Tudella_BPIpaula aroeira tudella, banco bpi – “Fatores críticos de sucesso: retrospetiva de um projeto complexo” (com paula tudella) – 16 Outubro, 9h30

Trabalha como Product Owner das equipas de Apps Móveis no Banco BPI. Desde 2011 trabalha com metodologias ágeis. Em 2011 fez a formação de Certified Product Owner com Mitch Lacey (Scrum Alliance). Entre 2002 e 2015 trabalhou na análise de soluções informáticas para Gestão de Risco de Crédito de Clientes Empresas. Tem experiência em trabalhar com equipas externas ao Banco

Hugo_Lopes_CREATE_ITHugo Lopes, CREATE IT – “Fatores críticos de sucesso: retrospetiva de um projeto complexo” (com paula tudella) – 16 Outubro, 9h30

Hugo Lopes é um dos fundadores da Create IT, uma empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas de informação multiplataforma críticos e de suporte ao negócio. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, é Certified Project Manager pela International Project Management Association desde 2002 e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance desde 2008.

 

Hugo_Sousa_ALPHAPPLHugo de Sousa, ALPHAPPL – “Empreendedorismo e Gestão de Projetos” – 16 Outubro, 10h

Hugo de Sousa define-se como serial entrepeneur.

 

 

Isabel_Correia_IC_CONSULTINGIsabel Correia, IC CONSULTING – “Sustentabilidade na Gestão de Projetos” – 16 Outubro, 11h15

Isabel Correia desempenha funções de SME nas áreas de Project Management, Sustainability e Human Capital, responsável pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade na entrega destes serviços. Tem 20 anos de experiência em gestão de projeto, certificada PMP, Prince2 e GPM, Pós Graduação em Gestão de Projeto pela Universidade Autónoma de Lisboa, Pós Graduação em Management Studies em Liderança e Sustentabilidade na University of Cumbria (UK). Larga experiência na área de Coaching Organizacional, Gestão de Projeto, Gestão de Programa, Gestão de Portfólio, e na conceção  desenho e desenvolvimento de PMOs, passando pela implementação de metodologia, ferramentas e soluções de Gestão de Projeto. Representante Europeia no Accreditation Board do Green Project Management®.

 

Diana_Aguiar_Vieira_IPPORTODiana Aguiar Vieira, IPPORTO – “Gestão de projetos: o lugar das relações pessoais”16 Outubro, 12h

Diana Aguiar Vieira é Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP). Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, é autora de várias publicações entre as quais se destaca um estudo recente sobre as competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Este livro, intitulado “Preparados para trabalhar?”, está disponível gratuitamente em www.beyou-bemore.com

 

João_Paulo_Carvalho_QUIDGESTjoão paulo carvalho, quidgest – A caminho de uma solução Integrada de Gestão de Projetos e Gestão Estratégica – 16 outubro, 15h

Economista, ex Professor Universitário e um dos fundadores da Quidgest. A Quidgest é uma consultora tecnológica de origem portuguesa, que usa a modelação e a geração automática de software para construir soluções inovadoras e integradas de gestão. Os clientes das suas – mais de 600 – soluções em exploração são grandes empresas, instituições públicas e organizações plurinacionais. Experiência, controlo dos projetos, rápido retorno do investimento, capacidade de evolução contínua, adequação a cada realidade organizacional e capacidade de integração das melhores ideias dos interlocutores são as vantagens competitivas da Quidgest.

 

João_Mendes_INFRAESTRUTURAS_PORTUGALjoão mendes, Infraestruturas de Portugal – “planeamento global integrado” – 16 outubro, 14h30

João Mendes é diretor do Departamento de Engenharia de Soluções, integrado na Direção de Sistemas de Informação da Infraestruturas de Portugal, S.A.. Licenciado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, trabalhou, durante 5 anos, em consultoria informática antes de ingressar na equipa de desenvolvimento da Direção de Sistemas de Informação da EP – Estradas de Portugal, S.A. (EP, S.A.). Dois anos depois, foi promovido a gestor da Unidade de Desenvolvimento. Nesta função, acompanhou diversos projetos. Com a recente fusão por incorporação da Refer – Rede Ferroviária Nacional E.P.E. – na EP, S.A. , assumiu a posição que hoje ocupa.

 

Paulo_Colaço_POTENCIAR_COMUNICAÇÃOPaulo Colaço, POTENCIAR COMUNICAÇÃO – “Liderar em ‘Bom Português'” – 16 Outubro, 15h30

Paulo Colaço é Director Geral da Potenciar Comunicação, Lda.. É Assessor de Comunicação. Escreve discursos para políticos e empresários, faz copywriting e gestão de crise. Dá as formações “Falar em Público” e “Escrita Criativa”.

 

Pedro_Engracia_ESPAPPedro Engrácia, ESPAP – “fazer mais com menos – será apenas um mito?” – 16 Outubro, 16h30

Pedro Engrácia é Diretor do Serviço Partilhado de PMO da eSPap (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública). Licenciado em Engenharia Informática, com especializações em Programação de Sistemas, Gestão de Projetos e Gestão Pública. Exerce funções no âmbito da Gestão de Projeto desde 1999, e de diretor do Entreprise PMO da eSPap desde 2012. Desde 2014 é o diretor do novo Serviço Partilhado de PMO que se encontra em fase de instalação.

 

Nuno_Ponces_Carvalho_APOGEP_ONSNuno Ponces de Carvalho, APOGEP ONS – “As Normas ISO e o desenvolvimento das capacidades das Organizações” – 16 Outubro, 17h

Nuno Ponces de Carvalho é sócio fundador da APOGEP, presidente do ONS APOGEP, membro do Conselho de Supervisão da APOGEP e vice-presidente da IPMA

 

 

Conhece as intervenções dos oradores.

Vê aqui o programa completo.

 

Entrepreneur is someone who jumps off a cliff and builds a plane on the way down.

Reid Hoffman

Advertisements