Nos últimos dez anos, a mineradora Vale investiu cerca de US$ 75 bilhões, em mais de 50 projetos de capital, em 11 países, com o objetivo de ampliar suas operações de mineração e logística. Para realizar investimentos desta monta, a Vale estabeleceu em 2005 os fundamentos do seu modelo de gestão de projetos de capital, baseado na metodologia FEL (Front-End Loading). A partir daí, o modelo Vale de gestão de projetos vem evoluindo e garantindo melhores resultados nos seus projetos, em termos de previsibilidade, competitividade, segurança e sustentabilidade. Nesse contexto, serão apresentadas as principais características e componentes do modelo, como se deu a evolução do modelo ao longo do tempo e os principais resultados das atividades de desenvolvimento e implantação de projetos.

 

O ORADOR
O engenheiro Alexandre Meirelles trabalha há cerca de dez anos com projetos de capital na mineradora Vale, S.A. Inicialmente na área de logística, exerceu a liderança do PMO responsável pela carteira de desenvolvimento de projetos logísticos de portos e ferrovias. Posteriormente, passou a atuar no PMO corporativo de projetos de capital da Vale, S.A., tendo desempenhado as funções de Gestor de Riscos em Projetos de Capital e Gestor de Integração e Metodologia FEL, cujas atividades se relacionaram à governança, normatização, capacitação e suporte técnico às equipes de projetos, baseadas em práticas do PMI, CII e IPA. Nestas funções, atuou junto a projetos no Brasil e no exterior, especificamente na Argentina, Canadá, Moçambique, Malawi, Malásia e Indonésia. Atualmente, é responsável pela normatização de processos de gestão de mudanças e governança de projetos, além de exercer a função de analista de riscos de projetos. Anteriormente, atuou durante aproximadamente 20 anos no setor de mobilidade urbana, como gestor de áreas de planeamento, gestão e operação de transportes urbanos, estudos de viabilidade e projetos de inovação tecnológica em transportes.
Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Transportes, com especialização em Gestão de Projetos e certificações PMP, PMI-RMP e PRINCE2 Practitioner.

DIA, HORA E LOCAL
Segunda-feira, 30 de outubro 2017
19:00 – 21:00
Best Office, Sala Azul
R. Visconde de Santarém 75B
1000-286 Lisboa

INSCRIÇÃO
• Entrada livre para sócios APOGEP
• 10€ para não sócios

Para fazer-se sócio APOGEP, preencha e envie o formulário disponível em http://fs6.formsite.com/APOGEP/InscIndividual/index.html

A inscrição no evento é obrigatória, através de envio de e-mail para isabel.valente@apogep.pt, fornecendo nome, indicação se é sócio APOGEP e, caso não seja, enviando comprovativo de transferência bancária para PT50 0019 0001 0020 0085 0626 0 (BBVA), assim como nome completo, morada e NIF, para emissão do recibo respetivo.

Os participantes podem requerer, no ato da inscrição, emissão de Certificado de Participação, válido como comprovativo de horas de formação para a Recertificação IPMA APOGEP. A participação no evento é passível de dar origem a PDU’s.

Para mais informações, contacte 218 481 440 ou isabel.valente@apogep.pt

::: Este evento faz parte da série de eventos regulares PROJECT YOU NOW, para partilha de conhecimento e boas práticas de Gestão de Projetos, e é promovido com o apoio da FINDMORE CONSULTING :::

APRESENTAÇÃO
Descarregue aqui a apresentação ‘Extraindo Riqueza com  Gestão de Projetos‘.

Advertisements